• Fonte:

Com os diversos casos de crianças que sofrendo maus-tratos, violência sexual, entre outros absurdos, o deputado estadual Marcio Fernandes (MDB) solicitou ao Governo do Estado que a Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPAC) passe a funcionar 24h.

Deputado Marcio Fernandes durante a sessão na Assembleia Legislativa. (Foto: Wagner Guimarães)
Deputado Marcio Fernandes durante a sessão na Assembleia Legislativa. (Foto: Wagner Guimarães)

“Os dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) são alarmantes: a cada 24 horas, duas crianças são estupradas em Mato Grosso do Sul. Após a repercussão do Caso da Menina Sofia, recebemos em nosso gabinete vários representantes da população sul-mato-grossense em busca de uma solução para que a violência contra crianças e adolescentes fosse prontamente coibida e que fossem evitados fins trágicos como os que presenciamos diariamente”, destacou o deputado em sua indicação.

Conforme a indicação feita por Marcio Fernandes, a DEPCA funciona somente das 7h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira, e quando é necessário o atendimento de criança ou adolescente fora destes horários, o mesmo é feito em delegacia que não é especializada para o atendimento das crianças e adolescentes.

“As DEPAC’s não têm a estrutura necessárias para o atendimento especializado. Acredito que assim como a Casa da Mulher Brasileira, a DEPCA possa ficar em regime de plantão. Peço que o governo faça um estudo de viabilidade e consiga atender o pedido”, disse Marcio Fernandes.

A indicação foi destinada ao governador, Eduardo Riedel, com cópia ao Secretário de Estado de Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, solicitando estudo de viabilidade para a extensão do horário de atendimento na unidade.