Craque dentro e fora de campo: História de Richarlison é marcada por muita solidariedade e humildade
- Fonte: br.bolavip.com
Richarlison foi o autor dos dois gols do Brasil na estreia na Copa do Mundo do Qatar contra a Sérvia. O jogador não faz apenas a alegria dos brasileiros em campo, com seus 19 gols em 39 jogos pela Seleção, mas também fora dele, com suas doações e solidariedade. Além de suas falas e piadas, que geram muitos memes. Confira mais sobre o nosso camisa 9:
15 – Cidade natal
Richarlison é de Nova Venécia, Espírito Santo, onde viveu seus primeiros anos de vida em uma comunidade de baixa renda. Depois, ele foi para o distrito de Todos os Santos, onde ficou até quase seus 10 anos e retornou para Nova Venécia.
14 – Primeiros chutes
O jogador começou a jogar na escolinha do Nova Venécia, onde conquistou alguns títulos. Em destaque, Richarlison foi para o Real Noroeste, de Águia Branca, com 14 anos, onde disputou a Copa Espírito Santo no Sub-17 e Sub-20 e o Campeonato Capixaba Sub-17, até ir para Minas Gerais.
13 – América-MG
Em 2014, Richarlison foi contratado pelo América-MG para compor a base. Mas no ano seguinte já estava no profissional e ajudou o time mineiro a conquistar o acesso à Série A, com nove gols e três assistências.
12 – Fluminense
Com a boa passagem no América, o Fluminense contratou o jogador em 2016, por 9 milhões de reais e metade dos seus direitos. No Tricolor carioca, foram 67 partidas e 19 gols.
11 – Watford
Em 2017, ele foi para o Watford já marcando cinco gols em 12 jogos. Ele ficou apenas uma temporada no clube.
10 – Everton
O jogador foi contratado pelo Everton em julho de 2018, sendo o mais caro da história do Clube, pelo valor de 40 milhões de euros. No clube inglês, foi artilheiro, ficou por três temporadas, marcou 53 gols, deu 14 assistências, em 152 jogos. Uma das partidas mais emocionantes no time foi contra o Crystal Palace, que o Everton precisava vencer para não ser rebaixado na Premier League, e Richarlison marcou um gol da vitória.
9 – Origem do apelido
Richarlison é conhecido como “Pombo” e o nome pegou após publicar um vídeo dançando a música “Dança do pombo” de MC Faísca e os Perseguidores. Após viralizar, ele passou a comemorar seus gols com a dancinha.
8 – Primeira convocação
A primeira convocação de Richarlison foi em agosto de 2018, quando substituiu Pedro, que tinha se lesionado.
Ele também esteve na Seleção Olímpica em 2021, com cinco gols marcados. Na entrega da medalha, ele brincou com o presidente da Fifa, Gianni Infantino. “Ano que vem é no Catar, hein, careca!”, disse Richarlison.
7 – Gol do título da Copa América
Na Copa América de 2019, contra o Peru, Richarlison marcou o terceiro gol do Brasil e garantiu o título.
6 – Tottenham
Richarlison foi para o Tottenham na atual temporada europeia e chegou marcando gols. Mas acabou se lesionando nas primeiras semanas, pouco tempo antes da Copa do Mundo.
5 – Lesão e quase ficando fora da Copa
No dia 17 de outubro, há quase um mês do início da Copa, Richarlison teve uma lesão na panturrilha e esteve perto de estar fora do Mundial. Mas conseguiu se recuperar na semana da convocação e como foi chamado por Tite.
4 – Simpatia
Se tem um jogador que esbanja simpatia, esse é o Richarlison. Suas entrevistas e comentários em redes sociais geram muitas gargalhadas nos torcedores brasileiros, devido a sua humildade e sinceridade.
Após marcar um gol pela Seleção Brasileira, ele homenageou sua bisavó, mas na hora da entrevista, perguntado o nome da mesma, ele disse que havia esquecido. Outro episódio que gerou muitas risadas, foi em entrevista coletiva antes da estreia na Copa, que ele disse para os jornalistas: “i speak english my friend”.
3 – Doações
O camisa 9 da Seleção Brasileira deu uma entrevista recentemente, dizendo que doa todo mês 10% do seu salário para uma instituição que trata pacientes com câncer, de Barretos, São Paulo.
Ele também está sempre doando camisas para rifas que arrecadam dinheiro para pessoas necessitadas e realiza jogos beneficentes.
Na crise de oxigênio em Manaus, durante a pandemia, ele também doou cilindros para os hospitais.
2 – Embaixador programa USP Vida
Durante a pandemia da Covid-19, Richarlison se tornou embaixador do programa USP Vida, que incentiva doações para pesquisas e ações contra o vírus.
1 – Posicionamento sobre pautas importantes
Frequentemente, pelas redes sociais, Richarlison se posiciona em pautas importantes contra diversos tipos de preconceitos, contra o racismo, violência contra a mulher e degradação ambiental.