• Fonte: Por Amélia Guerra

A capoeira é uma expressão cultural brasileira que compreende os elementos: arte-marcial, esporte, cultura popular, dança e música.

Ela constrói relações de sociabilidade e familiaridade entre mestres e discípulos, sendo difundida de modo oral e gestual nas ruas e academias.

A capoeira foi criada no século XVII pelo povo escravizado da etnia banto e se difundiu por todo o Brasil. Hoje é considerada um dos maiores símbolos da cultura brasileira.

As características da capoeira. É acompanhado de música: berimbau, canto e palmas, em formação em roda e sua graduação é feita por cordas de cores diferentes, cordões atados na cintura. Uma característica que distingue de outras lutas é o fato de a mesma ser acompanhada por música.

Em Campo Grande existe mais de 50 grupos de capoeira espalhados pelos bairros da cidade. Nesta ultima quinta-feira 21/10, assistimos uma roda de capoeira onde reuniu três grandes mestres e seus discípulos. O Encontro aconteceu no Centro Comunitário do Bairro Coophatrabalho e reuniu mais de 30 atletas, entre professores e iniciados.

Encontramos o Mestre Alex, (Mestre Ceará) , formado em 2000 em capoeira, desde então vem desenvolvendo um belíssimo trabalho junto a comunidade local. O Mestre Ceará como é conhecido já trabalhou em vários locais em Campo Grande em projetos sociais pela Prefeitura e pelo CRAS, Há cinco anos ministra aulas de Capoeira no Centro Comunitário da Coophatrabalho onde reúne crianças, adolescente e adultos. Trabalha também com alunos portadores de necessidades especiais. Vimos que tem muita didática e atenção especial.

Como ele diz já participei de vários grupos de capoeira em Campo Grande e hoje trabalho com meu grupo e meu objetivo é a socialização das crianças meu forte é formar cidadãos e pessoas de caráter a evolução na capoeira é conseqüência do nosso trabalho. Finaliza o Mestre Ceará  convidando quem quiser conhecer seu trabalho as terças e quintas-feiras no centro comunitário da Coophatrabalho a partir das 18.30 horas,  telefenone para contato 99148-7885 e se despede desejando a todos muito AXÉ.

Outro Mestre presente na roda foi o Mestre Amauri (Amauri Oliveira Souza)Iniciou a capoeira em 1996 com mestre Paulo Maneiro, professor na época no grupo Conceição da praia. Formado em 2000 no grupo Educarte. Desde então não parou,  sempre ministrando aulas de capoeira em academias, associações, escolas e projetos. Já trabalhei  em projetos em Piraputanga e Furnas do Dionísio. Também ministrou aulas no CRAS guanandi durante 5 anos Em 2012 recebeu o título de mestre de capoeira das mãos do mestre Ronaldo Luis de Lima” Mestre Bradesco”.

Durante esses anos todos acredito que tenho ministrado aulas para mais de 3 mil alunos.Em 2018 fundei meu próprio grupo “Cadência do corpo”, sempre levando e desenvolvendo a técnica farol da barra, trazendo mestres de referência de outros estados para troca de experiência dentro da capoeira.  o Grupo  Cadência do Corpo tem instrutor em Aquidauana e um professor em Várzea Grande MT Nesse período também participei de vários eventos de capoeira em diversos estados do Brasil

Atualmente ministro aulas em escola particular no Deac.e naCufa do São Conrado. Tenho minha sede própria onde dou aula desde 2001 com sede a rua Casuarina 152 Bom Jardim, sendo as segundas e quartas-feira das 18 as 22 horas e aos sábados das 16.30 as 17.30 horas, para crianças e jovens, conta ainda um local que já virou referência e tradição na capoeira, telefone para contatos 99170-0963. Finaliza o mestre Amauri.

E o mestre Serginho (Sérgio Francisco dos Santos)  também presente trazendo sua experiência e com seus discípulos para engrandecer essa linda noite de roda de capoeira. Iniciei a pratica da capoeira muito jovem ainda criança. Conta o Mestre. Como na época não tinha academias de Capoeira, comecei treinando na rua com os amigos da época até então na sabia que aquilo era capoeira mas me encantei a primeira vista, em 1988 me matriculei na Academia De Capoeira ,Conceição Da  Praia Do Mestre Mato Grosso que é pioneiro aqui no Estado com a Arte da Capoeira e lá me formei a Professor no ano de 1991, e em 2003 me graduei em mestre de Capoeira.

Com vários Trabalhos realizados como Professor mestre de Capoeira. Na Fundac, Prefeitura de Campo Grande,  trabalhos sociais no bairro Dom Antonio Barbosa e região e pelo FIC em 2010.

Foi  instrutor no projeto Zumbi na comunidade Negra Tia Eva, ministrou aulas no bairro Santo Eugênio, participou do Projeto movimentos populares de meninos e meninas de rua de 1992 a 1994, Encontro do Trabalhador Capoeira UFMS 1995 a 1997, Temporadas Populares,em 1999 a 2000, Encontro Estadual sul Matogrossense de Capoeira  em 2005, Apresentação a cultura negra sul Matogrossense, Encontro nacional de Ladainhas,clipes de capoeira representando a comunidade negra de Campo Grande, Festival de Inverno de Bonito/MS.

É Fundador e Presidente  do Grupo De Capoeira Farol Da Praia. Há 12 anos ministra aulas de Capoeira no Projeto   Asas do Futuro no Bairro Dom Antonio Barbosa, trabalhando com crianças, jovens e adolescentes concorrendo ali para livrar esses jovens das drogas, um belo trabalho social, pois além de aprender a arte da capoeira, o mestre também orienta na educação desses jovens.. O telefone para contato é 98182-3464, finaliza o mestre Serginho.