Mato Grosso do Sul bate recorde e aplicações mais de 35 mil doses em apenas um dia
- Fonte: Gabrielle Tavares
Até a manhã deste domingo (27), Mato Grosso do Sul aplicou 35.104 doses de vacinas contra o coronavírus em todo o Estado, é o maior índice de aplicações já registrado até o momento.
O Estado é o mais avançado na Campanha Nacional de Vacinação e desde ontem (26), os números de aplicações vêm sendo alto, quando 34.875 doses foram usadas.
O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, atribuiu uma rapidez nas aplicações aos profissionais que atuam na área.
“Em nome de todos os imunizados, desde que essa campanha começou, o meu agradecimento pelo compromisso de todos os profissionais que estão nas linhas de frente e pelo compromisso com as vidas da nossa gente”, disse.
De acordo com dados do Vacinômetro, das 1.720.310 doses da Pfizer, Coronavac, AstraZeneca e Janssen avaliada pelo Ministério da Saúde, 1.593.719 foram aplicadas, sendo 1.144.340 na primeira dose ao que corresponde a 40,73% e 229.379 com a segunda dose, o que corresponde a 16,47%.
Levantamento nacional destaca também neste domingo (27), Mato Grosso do Sul em primeiro lugar na aplicação de doses tanto da D1 quanto D2.
Só em Campo Grande, mais de 11 mil pessoas foram vacinadas contra a Covid-19 ontem, o que fez com que as doses se esgotassem. Em consequência, a vacinação no município foi suspensa hoje e deve voltar manhã com aplicações exclusivas para segunda dose.
Conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), até às 17h, quando foi encerrada a imunização, 11.141 campos-grandenses receberam a primeira ou segunda dose de vacinas.
Dados positivos também se alimentam nas taxas de ocupação de leitos neste fim de semana. O Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS) fechou o índice em 95% na noite de sábado (26), após 110 dias com dados superiores a 100%.
O local, que é referência no combate ao coronavírus no Estado, estava com todos os leitos necessários ocupados desde o dia 8 de março. Contudo, na noite de ontem, nove leitos necessários disponíveis e a sala vermelha com apenas três pacientes.