• Fonte: JUDSON MARINHO

Representando os jovens sul-mato-grossenses, a delegação de estudantes do Estado, voltam do Rio de Janeiro com 51 medalhas conquistadas nos Jogos Escolares Brasileiros 2022(JEBs).

Competição que teve inicio no dia 2 de novembro, teve fim nesta terça-feira(15), Mato Grosso do Sul termina sua participação com 14 medalhas de ouro, 11 de prata e 26 de bronze.

Entre as medalhas conquistadas se destaca o desempenho no atletismo, onde saiu 14 medalhas para Mato Grosso do Sul, desempenho que garantiu no quadro geral da modalidade, o quarto lugar para o Estado, feito este que é inédito para o nosso esporte.

Outra conquista importante para o Estado, foi o título de campeão no Basquete Feminino. Representando o Educandário Santa Clara/Preve Objetivo, a equipe sul-mato-grossense bateu a Escola Monteiro Lobato, de Alagoas, por 41 a 27, para levantar a taça de campeã do basquete feminino.

“Eu e todas as meninas estamos muito felizes, batalhamos muito para chegar até aqui. No início do ano, lesionei seriamente o meu pé e tive de fazer muita fisioterapia para poder jogar. Então, foi uma conquista pessoal também, porque achei que não ia conseguir e estar de volta para disputar os JEB’s é uma das melhores coisas que já aconteceram na minha vida”, revela a estudante-atleta de 14 anos.

No vôlei de praia, a dupla Ana e Beatriz, da Escola Sesi de Campo Grande, ficaram com a medalga de prata na disputa da final.

Em um jogo emocionante debaixo de garoa, decidido no tie-break, Ana Beatriz Sanches e Beatriz Sandim, perderam por 2 sets a 1 (13×21, 21×19 e 15×17) para a dupla carioca do Instituto Nossa Senhora da Piedade (INSP).

Apesar do revés na final, as meninas de Mato Grosso do Sul garantiram o direito de representar o Brasil no Sul-Americano Escolar, que estão previstos para ocorrer no fim do ano, em Brasília (DF).

Mato Grosso do Sul também fez bonito na disputa do Xadrez por equipes. Tanto no masculino como no feminino o Estado saiu com a medalha de ouro na categoria.

Mariana Yassuda e Jamilly Cortez foram a dupla vencedora no feminino, no maculino os campeões foram Sami Hideo e Arthur Neres.