• Fonte: BIANKA MACÁRIO

A fronteiriça Amambai, está localizada no sudoeste do Estado, e Aparecida do Taboado está a leste, são mais de 700 km de distância que as separam, mas suas emancipações coincidem na mesma data, 28 de setembro de 1948.

Nesta quarta-feira (28) as duas completam 74 anos.

A região da atual Amambai é constituída por um processo histórico amplo.

Devido a sua localização, fronteira com o Paraguai, a cidade é composta por uma grande diversidade, além das características marcantes das diferentes etnias que ali habitavam e o fazem até hoje.

Segundo os historiadores Rodrigo Cracco e Lígia Carvalho, em uma obra que reúne toda a história do município, “as influências linguísticas, culinárias, religiosas; enfim, todo o universo cultural da cidade é caracterizado pela multiplicidade. Essa profusão pode ser notada desde os primeiros moradores da região. Os Guarani e Kaiowá e os Guarani Nhandeva ocupavam o território na ocasião da chegada de Thomaz Laranjeira, na segunda metade do século XIX”.

É com a chegada da Cia Mate Laranjeira em 1882 que a região se transforma. Além da presença de paraguaios, também chegaram na região gaúchos, e com a expansão outros grupos ocuparam a região.

Com o passar do século XX, a atual Amambai se tornou uma das fronteiras agrícolas importantes e atraiu comerciantes fora do então Mato Grosso, causando uma intensa migração de agricultores e pecuaristas.

Carinhosamente apelidada de Cidade Crepúsculo, passou a ser distrito de Ponta Porã em 1914 e era denominada de Patrimônio da União. Em 1946 o distrito passou a se chamar Amambai, e foi elevado à categoria de município em 1948.

Atualmente, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população de Amambai é de 40.247 pessoas, e as principais fontes econômicas continuam sendo a agricultura e a pecuária.

Aparecida do Taboado

Distante a 442 km de Campo Grande, a cidade mais conhecida com a terra do “60 Dias Apaixonado”, possui uma formação as margens da segunda maior bacia hidrográfica do mundo, a do Rio Paraná.

Os registros apontam que a formação da região tenha iniciado por volta de 1900 com os mineiros João Barbosa e Maximino de Rocha.

As margens do rio, Porto Taboado era uma passagem obrigatória de gado que iria para as cidades de Barretos e São José do Rio Preto em São Paulo. Com sua intensificação, surgiu um povoado denominado de Córrego do Campo, em um espaço cedido por Antônio Leandro.

Não é possível saber ao certo a origem do nome atual do município, mas pode ser uma consequência da devoção a Nossa Senhora Aparecida e da existência do porto denominado Taboado.

Foi elevada a distrito em 1926 e o município foi criado em 28 de Setembro de 1948. Atualmente possui 26.386 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Festas

Em comemoração, nesta quarta (28), Amambai, vai receber os shows dos Hermanos Irmãos, Almir Sater e Henrique e Diego. Já Aparecida do Taboado vai receber o show gospel de Chris Durán.