Às vésperas do seu centenário, José Saramago ganha livro e homenagem
- Fonte:
José Saramago, o único escritor de língua portuguesa a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura, tem sido lembrado ao longo de 2022 por causa de seu centenário. Ele nasceu no dia 16 de novembro de 1922 – e morreu 87 anos depois, em 18 de junho de 2010.
Nesta quinta, 25, haverá uma homenagem especial para Saramago em São Paulo. E na sexta, Pilar del Río lança A Intuição da Ilha – Os Dias de José Saramago em Lanzarote.
A homenagem desta quinta será no Sesc Pinheiros (Rua Paes Leme, 195) e está sendo organizada pela Companhia das Letras, que publica Ensaio Sobre a Cegueira e todos os outros livros de Saramago – e também este de Pilar -, pelo Sesc-SP e pela Fundação José Saramago.
O evento, com direção de Felipe Hirsch, começa às 20h e os ingressos, gratuitos, serão distribuídos no dia mesmo, na bilheteria do local, a partir das 14h.
Pilar del Río, presidente da Fundação José Saramago e viúva do escritor, Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc-SP, e Luiz Schwarcz, editor e fundador da Companhia das Letras, falam na abertura do evento. Na homenagem, haverá, ainda, leitura de trechos da obra de Saramago, por Milton Hatoum, Andréa del Fuego e Zezé Motta.