Hospital Universitário da UFGD recepciona novos integrantes do Programa de Residência em Saúde
- Fonte: Fernanda Feliciano
As atividades de acolhimento aos 39 residentes dos programas ofertados pelo Hospital Universitário da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) encerram nesta sexta-feira (4).
A recepção foi organizada pela GEP (Gerência de Ensino e Pesquisa), Coordenadores da Comissão da Residência Médica e Multiprofissional e Supervisores/Coordenadores de Programas e contou com palestras, orientações e treinamentos, principalmente para a utilização do sistema AGHUx.
As palestras ofertadas foram as seguintes: Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente, com as Enfermeiras Gabrielle Rosa e Silvane Cavalheiro; Pesquisa na Residência, com a Professora Doutora Cássia Reis; Aromaterapia para indução do Trabalho de Parto e Trabalho de Parto, com a terapeuta Marcela Navaretti; Saúde Indígena, com a Enfermeira Indianara Ramires Guarani Kaiowá; Cuidado da Gestante em Rede, com a Enfermeira Obstetra Mariana Farias; e A influência da residência uni/multi profissional na carreira profissional do egresso, com Rodrigo Domingos Souza.
Os residentes estão distribuídos em três programas e seis áreas. Confira:
- Residência Médica – 1 residente do Programa de Pré-requisito em Área Cirúrgica Básica, 6 vagas para Pediatria e 6 vagas para Clínica Médica.
- Residência Uniprofissional – 6 residentes no Programa Uniprofissional em Enfermagem Obstétrica.
- Residência Multiprofissional – Programa Multiprofissional em Saúde Indígena (2 Enfermeiros, 2 Nutricionistas, 2 Psicólogos); Programa Multiprofissional em Saúde Cardiovascular (2 Enfermeiros, 2 Nutricionistas, 2 Psicólogos); Programa Multiprofissional em Saúde Materno-infantil (2 Enfermeiros, 2 Nutricionistas, 2 Psicólogos e 2 Fisioterapeutas).
A partir deste ano de 2022, o ingresso nos Programas de Residência em Saúde do HU-UFGD ocorre por meio do Enare (Exame Nacional das Residências) que é realizado pela Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), estatal vinculada à pasta.
As unidades de saúde vinculadas às universidades federais atendem pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) e apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.