• Fonte: Nathália Rabelo

Um dos principais atrativos turísticos de Bonito (MS), a Nascente Azul vai ganhar um museu subaquático. Inédita no destino, a nova atração dará a oportunidade de contemplar obras de arte em cenário único, em contato direto com a natureza. O museu deve ser aberto ao público até o final de outubro.

A ideia foi criar um espaço em que os artistas locais pudessem se expressar através de suas obras de arte. Na primeira exposição, as estátuas submersas vão tratar de temas como a sustentabilidade e a preservação ambiental.

O museu subaquático da Nascente Azul será o único do mundo em um ambiente de água doce, instalado em um lago com cerca de 4 mil m² e 4 metros de profundidade, onde já acontece a atividade do mergulho com cilindro. As obras de arte vão se integrar à natureza que circunda o lago, servindo de abrigo para os peixes. Por sua vez, o ecossistema local e a própria água, que possui uma alta concentração de calcário, vão aos poucos transformar essas peças.

As estátuas serão lapidadas de forma única pela natureza, criando obras de arte ainda mais exclusivas, trabalhadas em conjunto pelo ser humano e pelo meio ambiente.

 

Como visitar o museu subaquático

Para conhecer o museu subaquático, o visitante deverá realizar o mergulho com cilindro, uma das experiências já oferecidas na Nascente Azul. A atração é o único mergulho do Brasil certificado com o ISO 21101 emitido pela ABNT, que trata do sistema de gestão da segurança no turismo de aventura.

Por ser realizado em um ambiente controlado, o mergulho na Nascente Azul não requer nenhum tipo de curso ou certificado prévio e é indicado inclusive para iniciantes.

Os grupos, de até quatro pessoas, são acompanhados por um instrutor credenciado e crianças a partir de 10 anos já podem mergulhar.