• Fonte: Da Redação com Assessoria

Nesta quinta-feira (24), Mato Grosso do Sul recebe um novo carregamento de vacinas contra a Covid-19. Pela manhã desembarcam no Aeroporto Internacional de Campo Grande, 48.600 mil doses da Coronavac e no fim da tarde mais 37.440 doses da Pfizer, totalizando carga de 86.040 imunizantes.

Ainda sem data definida, também são aguardadas para esta semana mais 19.050 doses da Janssen, para 1ª aplicação. A vacina é novidade no País, com o diferencial de ser de dosagem única. Para o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, as doses recebidas são importantes para continuar o esquema vacinal da população.

“Mato Grosso do Sul é destaque nacional na distribuição e aplicação das vacinas. Vamos continuar trabalhando para que toda a população seja imunizada”, destacou.

Resende reitera que as doses da Pfizer e Janssen serão destinadas à primeira dose.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), as doses da Pfizer vão ficar armazenadas na Coordenadoria Estadual de Vigilância Epidemiológica em um ultra-freezer.

A distribuição das vacinas ainda será definida pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB). Assim, após a reunião extraordinária, será publicada a relação de doses no Diário Oficial do Estado (DOE).

No total, Mato Grosso do Sul contabiliza 1.720.310 imunizantes recebidos. A campanha de imunização contra a Covid-19 começou em 18 de janeiro deste ano em Mato Grosso do Sul.

O objetivo é imunizar pessoas para diminuir o número de casos confirmados, óbitos, internações e conter a pandemia da Covid-19.

O primeiro lote de vacinas da Janssen chegou na manhã desta terça-feira (22) no Aeroporto Internacional de São Paulo (GRU). A remessa é composta por 1,5 milhão de doses, porém era esperado três milhões de doses da Janssen, mas a carga foi reduzida pela metade.

De acordo com o Ministério da Saúde, o envio foi cancelado pela própria Janssen. A empresa americana Johnson & Johnson não explicou o motivo do cancelamento.

O governo do estado de Mato Grosso do Sul havia confirmado o recebimento de 38,4 mil doses da vacina, contudo, o novo quantitativo divulgado é de 19.050 doses.

Vacinômetro

O vacinômetro, disponibilizado pela SES, divulga em tempo real a situação do processo de imunização em cada município do Estado.

Mato Grosso do Sul é o estado que mais vacina no país, de acordo com dados das secretarias de Estado de saúde das 27 unidades federativas.

Segundo números da plataforma, 1.506.276 doses foram aplicadas no Estado desde 18 de janeiro de 2021, início da campanha de imunização. Com isso, 38,57% da população sul-mato-grossense está vacinada e 15,05% imunizada.

Em Campo Grande, já foram aplicadas 356.126 doses da primeira aplicação e 153.075 da segunda.  Com isso, 39,3% da população campo-grandense está vacinada e 16,99% imunizada.

Os dados são do vacinômetro disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SESAU).