• Fonte: Por Bruna Pasche

A partir desta quarta-feira (24), os pontos da vacinação de Campo Grande estarão vacinando os grupos prioritários por turno. De manhã é à vez da faixa dos 70 anos, já à tarde dos 69 anos. A medida visa diminuir aglomerações como a que aconteceu pela manhã no drive-thru de Ayrton Senna. 

O secretário municipal de saúde, José Mauro Filho, ressalta a importância das pessoas se programarem e buscarem locais mais vazios para a vacinação. 

“A gente precisa da colaboração da população de procurar a unidade mais vazia e não a de preferencia, pra evitarmos situações como do drive de hoje cedo e essa super tranquila da tarde”. 

Pela manhã, uma fila quilométrica se formou no Ayrton Senna. A carreira de veículos se iniciava dentro do polo de vacinação, dava toda a volta no parque e chegava até a avenida Thyrson de Almeida. Já a tarde no novo polo, o Guanandizão, a situação era contrária com bilionários se vacinando. 

É o caso da aposentada de 72 anos, Neusa Barbosa de Oliveira. “Eu fui de manhã no Parque Ayrton Senna, mas desisti porque estava muito lotado e agora cheguei aqui e está vazio, vazio, foi maravilhoso, uma benção, não vejo a hora de chegar o dia da outra dose”. 

Dona Neusa comemorou a imunização e está ansiosa para tomar a segunda dose. - Álvaro Resende
Dona Neusa comemorou a imunização e está ansiosa para tomar a segunda dose. – Álvaro Resende

A expectativa é que mais nove mil pessoas sejam vacinadas nesta quarta-feira, três mil apenas no Guanandizão. Na primeira hora de aberta do novo polo, 100 doses aplicadas. 

“Eu fiz meu cadastro online e vim, achei tudo muito tranquilo e rápido. Estava ansiosa esperando pela vacinação. Os meus dois filhos tiveram a doença, mas passaram ilesos por ela graças a Deus ”, relatou a aposentada de 72 anos, Leni Alves Pinheiro. 

A abertura do Guanandizão também faz parte da estratégia de vacinação em massa na semana de isolamento na Capital. Durante esse período, foi autorizada a utilização de todo o estoque da vacina para a aplicação da primeira dose, contando com uma nova remessa do Ministério da Saúde ainda esta semana. 

“Nossa maior dificuldade em montar uma ação de vacinação e o calendário é porque não temos um recebimento das doses com antecedência. Ficamos sabendo no dia que vai chegar e quando chega o Estado especifica o número e público-alvo e a partir disso nos organizamos. Estamos esperando uma nova remessa essa semana, mas também não sabemos o número e nem a faixa etária ”, concluiu o secretário. 

Seguindo calendário pré-estabelecido pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), na quarta-feira (24), se vacinam idosos de 70 e 69 anos. Na quinta-feira (25), idosos com 68 e 67 anos.

Na sexta-feira (26), podem se vacinar idosos com 67 anos ou mais. Já no sábado (27), quem perdeu o dia de vacinação durante uma semana, terá outra chance para imunizar-se.

Locais de vacinação

Drive-thru Parque Ayrton Senna

Das 7h30 às 17h30

Seleta

Rua Dolor Ferreira de Andrade, 270 – Centro. Das 7h30 às 17h.

Centro de vacinação Guanandizão

Das 7h30 às 17h. A partir do dia 24 de março, será das 8h às 17h

Bandeira

USF Cristo Redentor

UBS Universitário

USF Moreninha

USF Arnaldo

Lagoa

USF Jardim Batistão

USF Vila Fernanda

Portal USF Caiobá

USF Oliveira

Imbirussu

USF Albino Coimbra

USF Aero Itália

USF Zé Pereira

UBS Silvia Regina

UBS Lar do Trabalhador

Segredo

Clínica da Família Nova Lima

USF Azaléia

UBS Coronel Antonino

USF Vila Nasser

USF São Francisco

Prosa

USF Nova Bahia

USF Mata do Jacinto

USF Estrela Dalva

USF Noroeste

USF Marabá

Anhanduizinho

UBS Dona Neta

Clínica da Família Iracy Coelho

USF Parque do Sol

USF Anhanduí

USF Los Angeles

USF Botafogo